Gestão Ambiental

O Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC) orgulha-se do desenvolvimento de ações sustentáveis, em especial com relação ao gerenciamento dos seus resíduos. Buscando criar um ambiente que favoreça atitudes responsáveis, a instituição vem desenvolvendo também um trabalho de educação e sensibilização ambiental visando o reaproveitamento de matéria prima e a utilização racional dos recursos naturais.

A busca de uma solução adequada para a destinação correta dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) constitui uma medida fundamental para manter a saúde pública, preservar o ambiente e beneficiar a qualidade de vida.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos do HMMDOLC tem o objetivo de minimizar a geração de resíduos e proporcionar aos mesmos um manejo seguro, de forma eficiente, garantindo à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde, dos recursos naturais e do meio ambiente.

ambiental_001

A Comissão de Gerenciamento de Resíduos em Serviços de Saúde do HMMDOLC foi criada estruturada e organizada de acordo com a legislação em vigor, a partir do PGRSS.

São atribuições desta comissão:

– Elaborar o Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde, estudando e indicando as soluções viáveis para os problemas encontrados;

– Estabelecer metas, procedimentos e rotinas relativos aos resíduos gerados;

– Elaborar material didático e auxiliar no treinamento dos profissionais sobre o assunto;

– Estabelecer ações setorizadas;

– Participar de programas de conscientização ambiental no que tange ao gerenciamento e à destinação final de resíduos;

– Discussão e divulgação, quando houver alteração na legislação nos âmbitos Municipal, – Estadual e Federal, referentes ao Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde;

– Levantar recursos existentes e necessários para implementação das ações;

– Facilitar a tramitação burocrática e das informações pertinentes;

– Avaliar o serviço responsável pelo destino final dos resíduos sólidos através de visitas às instalações e verificação de licenças e documentos pertinentes.

No Hospital são realizadas campanhas de conscientização quanto ao uso racional de água e energia.

Além disso, há uma busca contínua pela minimização na utilização de recursos, tais como:

  • troca de equipamentos convencionais por outros economizadores de água;
  • estudos de luminotécnica;
  • Aquisição somente de equipamentos com selo PROCEL;
  • manutenção preditiva – projeto de termografia;
  • estudo de implantação de Energia Solar e outras energias limpas.

Incentivando a reciclabilidade na lógica dos 3R´s (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar) desenvolveram-se ações socioambientais em parceria com empresas privadas para a coleta e encaminhamento dos resíduos que necessitam de tratamento especial: pilhas, baterias, cartões telefônicos, aparelhos celulares e acessórios, além do óleo vegetal, dos exames radiológicos e das lâmpadas fluorescentes.

O projeto foi desenvolvido visando envolver, sensibilizar e conscientizar os colaboradores do HMMDOLC e a comunidade local.

O Encontro Ambiental e um evento de periodicidade anual, planejado para acontecer na Semana do Meio Ambiente possibilitando a apresentação e discussão de assuntos de relevância local e global relacionados às temáticas ambientais.

Durante o evento são realizadas palestras, oficinas e atividades lúdicas visando estimular e aguçar a atenção de nossos colaboradores, clientes e fornecedores para questões ambientais cotidianas referentes ao descarte dos resíduos e ao consumo consciente, mostrando que participar ativamente da economia verde é uma tarefa para todos e pode ser mais simples do que imaginamos.