Perguntas Frequentes

Quais documentos são necessários para a internação dos pacientes?
Quais objetos que os pacientes podem trazer?
Os acompanhantes dos pacientes podem trazer alimentos aos pacientes?
O paciente pode trazer Medicamentos?
Como obter informações sobre o estado de saúde de pacientes?

 

Quais os horários de visitas?
Preciso tomar algum cuidado especial quando estiver no Hospital?
Preciso pagar pelos atendimentos no Hospital?
Posso filmar ou fotografar?
Como fazer para elogiar, sugerir ou reclamar?

É importante que você saiba:

O que é Consentimento Informado?

É um documento assinado pelo paciente ou responsável antes da internação, com o consentimento para o procedimento que será realizado. As informações transmitidas ao paciente devem ser prestadas de forma clara e precisa, e os profissionais devem se certificar de que foram compreendidas pelo paciente e/ou responsável legal. Após a explicação, o paciente e/ou responsável deverá ter a oportunidade de fazer perguntas, sendo elas respondidas de forma clara.

Situação de urgência

No caso de situação de urgência, em que existe impossibilidade de o paciente consentir sobre o procedimento é imprescindível que um familiar/responsável seja localizado para sua obtenção. Havendo a restrição de tempo para a tomada da decisão, o médico executor deverá registrar essa condição no prontuário do paciente no impresso de consentimento institucional

Transferência para outro hospital

A Transferência poderá acontecer quando o Hospital não possuir o serviço necessário para a  assistência ao paciente. A transferência poderá ser solicitada pelo paciente ou familiar com a autorização do medico.

Política de silêncio

E importante que pacientes , acompanhantes e visitantes mantenham um tom de voz mais baixo que o usual para não Incomodar outros pacientes. O uso de celular deve ser evitado nos quartos e corredores.

Conservação do Patrimônio Público

O Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro é um hospital público. Sendo patrimônio público pertence a todos – a todo o povo – a todos cabe por ele zelar, preservando-o e defendedo-o. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar lesão ou danos ao patrimônio.

– Atendimento gratuito 100% SUS