SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é destaque no HMMDOLC: o projeto do HMMDOLC é um dos mais avançados do Brasil, em termos de arquitetura hospitalar e contempla o que há de mais moderno em desenvolvimento sustentável. Há enorme atenção ao meio ambiente. Há coleta seletiva terceirizada com recolhimento e destinação final dos resíduos adequados (Figura 1). Além de instalações sustentáveis, os equipamentos também são adquiridos tendo em vista o menor gasto de energia. O hospital é todo horizontal, sem escadas, rampas nem elevador, projeto para oferecer um atendimento mais próximo, mais atencioso e mais humano. Além de oferecer um excelente padrão de qualidade, buscando economia e evitando desperdícios, há inovações por todo o prédio, proporcionando baixo custo e desenvolvimento de processos ecologicamente corretos.

banner_004_hmmdolc

O hospital deve economizar energia, água (Figura 2), recursos humanos e materiais, melhorando o controle das atividades e a qualidade do atendimento com dignidade, eficiência e responsabilidade.

sustentabilidade_0f02

No tocante à economia de energia, destacam-se, no HMMDOLC, a iluminação e ventilação naturais. As janelas possuem venezianas com esquadrias de PVC e vidro que permitem a entrada de mais de 90% da luz natural e 95% de ventilação (Figura 3), dispensando o uso de ar-condicionado e luz elétrica em enfermarias, corredores e salas de espera. As clarabóias nos corredores permitem a entrada de luz; as enfermarias, por exemplo, possuem clarabóias a cada oito metros que permitem ventilação e iluminação naturais. As telhas são do tipo “sanduíche”, com isolante térmico e acústico, reduzindo o calor e o barulho. Há também a implantação do sistema de energia solar para o aquecimento da água de torneiras e chuveiros. Adota-se o sistema do ar-condicionado inteligente (Figura 4): nos locais onde o equipamento é obrigatório, como UTIs Adulto e Neonatal, Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico, há aproveitamento do calor disperso por meio de um sistema de bomba de calor (ao mesmo tempo em que resfria o ambiente, produz água quente 24 horas por dia). Há grupos geradores para o abastecimento de energia elétrica nos casos de emergência.

 sustentabilidade_0f03sustentabilidade_0f04

O hospital possui um porão técnico com 1,70 metros de altura, permitindo fácil manutenção hidráulica, elétrica, informática, telefonia, etc. com tranquilidade e segurança, sem transtornos. Ademais, com o prédio acima do solo, impede-se umidade no piso. Acima do teto, há o piso técnico que também facilita a manutenção.

Porão Técnico

sustentabilidade_0002

Piso Técnico

sustentabilidade_0003

O piso dos banheiros é levemente desnivelado, evitando acúmulo de água e possibilitando secagem rápida, o que facilita e agiliza também a limpeza (Figura 5). Para segurança, a fim de evitar acidentes, as portas dos banheiros são removíveis, possibilitando a retirada total da porta por uma alavanca externa, caso o paciente se sinta mal dentro do banheiro, por exemplo, podendo ser rapidamente atendido (Figura 6). Para proteção das paredes contra os impactos provenientes de batidas de macas, cadeiras e outros objetos, há bate-macas nas paredes, visando durabilidade estrutural e auxiliando a quem precisa de apoio para locomover-se, podendo funcionar também como corrimão (Figura 7).

sustentabilidade_0f05

Figura 05

 

sustentabilidade_0f06

Figura 06

 

sustentabilidade_0f07 

Figura 07