Imagem

Ultrassonografia

O que é a ultrassonografia? A ultrassonografia pode ser realizada uma variedade de diagnóstico por imagem, onde ondas acústicas são utilizadas para rastrear estruturas do corpo humano, permitindo a visualização de órgãos profundamente localizados no abdômen – como os rins, o fígado e o pâncreas – bem como estruturas de localização superficial como a glândula tireóide, as articulações, os olhos, a pele, etc.

Raio X

O que é o raio x?

Os raios x são radiações que ao atravessarem os órgãos e tecidos geram imagens do interior do corpo humano.

As gestantes podem realizar Raio-X? 

Os exames de Raio-X utilizam radiação ionizante, por isso apresentam restrições para gestantes. No caso de gravidez ou suspeita de gravidez, o médico deve ser informado.

Mamografia

 O que é mamografia? A mamografia é a radiografia das mamas, sendo o principal método de imagem para o rastreamento do câncer de mama.

A máquina que realiza exames de mamografia utiliza detector digital (DR) em pacientes em pé ou sentados, permitindo procedimentos ainda mais precisos. O diagnóstico e a investigação de patologias é feita através de imagens digitais (sem uso de filme radiológico). O mamógrafo possui ainda um braço motorizado, com possibilidade de ajuste manual, além de sistema completo de estereotaxia (biópsia) e seleção automática das combinações mais adequadas para vários tipos de mama.

As gestantes podem realizar Mamografia? 

Os exames Mamografia utilizam radiação ionizante, por isso apresentam restrições para gestantes. No caso de gravidez ou suspeita de gravidez, o médico deve ser informado.

Como é feita a mamografia?

001 Mamografia é uma imagem radiográfica da mama, produzida através de um aparelho de raios-X conhecido como mamógrafo.

 

002 É necessário tirar a roupa da cintura para cima, por isso a indicação de não ir de vestido ao exame nem com blusas difíceis de tirar.

 

 

 

003 Normalmente, o médico faz duas ou mais radiografias de cada mama, que é comprimida no aparelho para que fique com uma espessura mais uniforme.

 

004 Posicionar-se corretamente durante a mamografia pode aumentar a probabilidade de identificar tumores de mama invasivos

 

005 Os raios-X podem detectar alterações na mama, como nódulos, cistos e microcalcificação.

 

006 Como a mama é comprimida pelo mamógrafo, não é recomendado fazer o exame no período menstrual, quando a mulher fica mais sensível à dor.

 

007 Uma indicação é que a paciente não use desodorante, perfume ou talco no dia da mamografia, que podem deixar resíduos que interferirão nos resultados.

 

008 A mama é posicionada vertical e horizontalmente no aparelho.

 Tomografia Computadorizada

O que é a tomografia?

A tomografia é realizada por um aparelho de raio x que gira em torno do paciente, fazendo radiografias transversais da área desejada. Através dela é possível detectar pequenas alterações em áreas difíceis de serem examinadas.

Como é feito o exame? 

As imagens da Tomografia são feitas por técnicos e médicos radiologistas, com a colaboração de enfermeiros e técnicos de enfermagem. O paciente deita-se em uma mesa móvel que se desloca para um arco aberto, que emitirá as imagens para um computador.

As gestantes podem realizar Tomografia? 

Os exames Tomografia utilizam radiação ionizante, por isso apresentam restrições para gestantes. No caso de gravidez ou suspeita de gravidez, o médico deve ser informado.

Termo de Consentimento

O termo de consentimento que lhe é entregue antes de ser realizado o exame, deve ser lido com atenção, assinado e devolvido para o exame ser realizado.

Ressonância Magnética

Parecido com o exame de tomografia computadorizada, a ressonância magnética permite a visualização das estruturas internas do corpo sem a utilização de radiação ionizante. É um exame em que o paciente permanece maior tempo no aparelho e emite muitos ruídos. Existem, no entanto, casos em que cada tipo de exame é melhor indicado que outro.

O aparelho de ressonância magnética do HMMDOLC é importado da Alemanha, modelo Magnetom Essenza, da Siemens, de 16 canais. Um dos mais completos do mercado e com baixo consumo de energia, o equipamento de ressonância magnética Magneton Essenza possui tecnologia de alto campo, que propicia imagens de alta resolução para melhores resultados. É o primeiro do Brasil com 16 canais, o que potencializa e faz com que o exame tenha melhor qualidade em menor tempo. O aparelho possui o magneto ultracurto, com 1,45 metros de comprimento, que permite manter a cabeça e os pés do paciente fora do aparelho na maioria dos exames, tornando o procedimento mais confortável para os pacientes, o que reduz os efeitos de claustrofobia. O equipamento possibilita uma análise completa, já que possui bobinas que captam imagem de modo integrado. O equipamento também faz exame de mama e permite que a biópsia seja feita dentro da própria sala. É o primeiro equipamento deste modelo no Brasil que realiza tractografia, uma técnica de ressonância que mostra o cérebro em detalhes. É também o primeiro a fazer exames funcionais, responsáveis por provocar estímulos visuais e sonoros com o intuito de levar o cérebro do paciente a ter diferentes reações de acordo com a região do corpo analisada.