Qualidade e Segurança

GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA ASSISTENCIAL

A Gestão da Qualidade e Segurança Assistencial é responsável pela orientação e acompanhamento de ações direcionadas à melhoria dos processos e à consolidação da cultura de segurança dos pacientes e colaboradores da instituição, favorecendo um ambiente seguro e tranquilo.

A gestão da qualidade e segurança assistencial busca melhoria do cuidado prestado, através do mapeamento dos processos, identificação de perigos, implantação de barreiras, acompanhamento e análise de resultados e ciclos de melhoria. Utiliza como referências teóricas o Planejamento Estratégico da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina/SPDM, o Planejamento Estratégico do HMMDOLC, o Contrato de Gestão entre a SPDM e Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, o Manual de Organização Nacional de Acreditação/ONA, ferramentas de gestão validadas nacionalmente e internacionalmente e as normas ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018.

GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA ASSISTENCIAL – SITE HMMDOLC

Além disso, a gestão da qualidade e segurança assistencial identifica fragilidades e incidentes, por meio de métodos prospectivos e reativos de perigos e riscos, com foco no aprendizado individual e institucional, a partir da investigação e análise de incidentes. Busca reduzir a frequência e gravidade dos eventos adversos e tem por objetivo garantir a segurança da assistência ao paciente, como também a segurança dos profissionais, do meio ambiente e da própria instituição.

Em 2012 a Gestão de Qualidade e Segurança Assistencial inseriu o HMMDOLC no programa de acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), culminando com a acreditação do Nível I. A partir daí, um produtivo trajeto de aprendizado e amadurecimento trouxe em 2014 o Nível II de acreditação ONA – Pleno e em 2021 o Nível III de acreditação ONA – Excelência. O HMMDOLC, iniciou em 2018 uma jornada para adequação às normas do Sistema de Gestão Integrado ISO, resultando em 2019, também, com as certificações ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018, enquadrando a Instituição ao reconhecimento internacional de qualidade.

Em parceria com os setores e processos assistenciais, de apoio e administrativos a gestão da qualidade e segurança assistencial alcançou resultados expressivos em melhorias, como avanços na assistência materno-infantil, no cuidado a pacientes críticos adultos e envolvimento dos profissionais da operação na gestão das melhorias institucionais, por meio da participação em grandes projetos nacionais, como os Projetos PROADI-SUS ‘’Saúde em nossas mãos’’, ‘’Parto Adequado’’ e “Reconectar”. Os indicadores de qualidade na assistência cirúrgica e SADT, com oferta de exames complementares de alta complexidade, também apresentam resultados impressionantes, mesmo quando comparados a instituições de referência.

Algumas atividades são realizadas pela Gestão de Qualidade e Segurança Assistencial como forma de consolidar a cultura de segurança, tais como:

  • Semana do Cuidado Seguro;
    • Idealizado com intuito de sensibilizar profissionais, pacientes e comunidade para os riscos envolvidos na prestação de assistência à saúde e as ações que reduzem a frequência e a gravidade dos eventos e danos na instituição. 

      São utilizadas abordagens presenciais ou virtuais, interativas e lúdicas, para estímulo a discussão e reflexão sobre temas previamente selecionados e relacionados à segurança assistencial, do profissional e institucional, como por exemplo, identificação segura, cirurgia segura, higienização das mãos, infecções hospitalares, segurança do processo medicamentoso, cuidando de quem cuida, segurança eletrônica, cultura de segurança, entre outros. 

      O evento acontece anualmente no mês de setembro como forma de comemoração ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, dia 17 de setembro. 

  • Projeto Lesão por Pressão Zero
    • O incentivo surgiu da necessidade de reduzir a incidência de lesões de pele nos pacientes e a partir do apoio à Campanha do COFEN “Pequenas atitudes podem salvar vidas”, desde 2015.

      Um conjunto de ações educativas com enfoque preventivo e de busca pelos curativos ideais para cada lesão são realizados rotineiramente na instituição.

      A comissão de curativos do HMMDOLC envolve toda equipe multiprofissional com o objetivo de promover a cultura de “Lesão por pressão Zero”.

      Atualmente realizam-se a gestão da incidência das lesões por pressão por meio de auditorias semanais, notificações das lesões prévias e adquiridas, monitoramento dos indicadores e discussões para prevenção e tratamento de feridas.

  • Capacitação de gestores em temas da qualidade e segurança;
  • Projetos de formação de lideranças; e
  • Pesquisa anual de avaliação de cultura de segurança.

Os eventos são desenvolvidos por meio de protocolos institucionais, nos quais são padronizadas ações que permitem melhorar a qualidade da assistência. O plano é consolidar um modelo de gestão, gerenciar a qualidade e os riscos hospitalares, de forma que se assegure a implantação das linhas de cuidados, através do envolvimento de pessoas, visando ser modelo de excelência em serviços de saúde e gestão hospitalar.

O HMMDOLC conta com o Núcleo de Segurança do Paciente atuante, composto por representantes de setores assistenciais, de apoio e administrativos que, em reuniões periódicas, define ações de segurança baseadas nas notificações de incidentes recebidas pela Gestão da Qualidade e Segurança Assistencial.

Prêmios e Certificados

Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia

Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia

O restaurante do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro participa do Programa Green Kitchen desde o ano de 2018 com a marca inicial de 28 pontos. Em 2023, o selo foi renovado com alcance de 37 pontos.
O Programa Green Kitchen tem clareza em mostrar que cada ação de sua lista traz obrigatoriamente um benefício ao cliente, ao colaborador e/ou à natureza e, a aprovação de um restaurante no Programa, se faz pelas suas ações concretas em relação ao ar, à água, aos alimentos, aos resíduos, aos ambientes de produção e de atendimento bem como ao treinamento de pessoal.
É conduzido por uma comissão de profissionais multidisciplinares do setor de food service, com participação de nutricionistas, arquitetos e jornalistas especializados, baseado em critérios internacionais de medição de eficiência na responsabilidade social e ambiental destacando-se, principalmente, a adesão às questões de sustentabilidade e de alimentação saudável e natural.

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