UTI

UTI

A Unidade de Terapia Intensiva é um local do hospital destinado a atender pacientes em estado crítico e que merecem atenção e cuidados especiais por parte dos médicos, enfermagem e demais profissionais, como fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, entre outros.

Ter o familiar ou amigo internado na UTI sempre causa grande ansiedade, medo e insegurança.

Mas a UTI é uma unidade muito importante para o tratamento do paciente. Então, coragem. Prepare-se para visitar o seu familiar ou amigo e transmitir-lhe o que somente familiares e/ou amigos podem oferecer neste momento: a presença, o sorriso, um olhar carinhoso e esperançoso, enfim, algo que só você pode compartilhar com a pessoa amada e que, neste momento, necessita de cuidados intensivos hospitalares.

Muitas vezes o seu ente querido não poderá responder às suas palavras ou gestos, pois poderá estar inconsciente ou sob efeito de medicações, mas seguramente sentirá a sua presença. É importante que você entenda que ele poderá estar usando vários equipamentos e dispositivos para mantê-lo vivo: respiração artificial, sondas para alimentação, medicamentos, cateteres, entre outros. Todos eles são de vital importância naquele momento e não poderão ser retirados.