Tecnologia e Aprimoramento

Tecnologia

A fim de criar um ambiente moderno e seguro para melhor atender aos seus clientes, o Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia tem investido na incorporação de tecnologias em seus processos, principalmente na Telemedicina e Sistemas Informatizados.

Nestes seguimentos podem ser destacados:

Atendendo as áreas de:

  • Radiologia (Tomografia, Mamografia, Raios-X,Ultrassonografia, Mamografia, Ressonância Magnética)

 Estes sistemas gerenciam todo o processo desde a captura de imagens de exames até a entrega do laudo final ao paciente ou médico solicitante. As imagens dos exames são capturadas e enviadas para Centrais de Laudos que confeccionam os laudos e os devolvem em minutos ou ainda através de consultas internas ou via WEB.

O sistema de informação hospitalar, desenvolvido internamente, possui módulos totalmente integrados que disponibilizam recursos e procedimentos para um gerenciamento eficiente das informações e um alto desempenho nas atividades, tanto operacionais quanto a estratégicas, além de garantir total segurança de dados e acessos.

Todo o fluxo do Laboratório também é informatizado, envolvendo desde a entrada do paciente até a coleta do material e processamento do exame, tendo total integração com o Sistema ERP de Gestão Hospitalar do HMMDOLC. A automatização e integração entre os sistemas garante agilidade na disponibilização dos resultados e segurança ao paciente.

Já implantado, o prontuário eletrônico é um repositório de informações clínicas e administrativas do paciente, permitindo o acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais, conhecimento científico e consequente melhoria do processo de tomada de decisão e melhoria no atendimento aos pacientes reduzindo custos e otimizando recursos.

Um método simples e prático, permitindo a visão geral da unidade de maneira rápida e sistematizada por todos os membros da equipe multiprofissional. Leitos sinalizados com cores, identificando pacientes de longa permanência, grau de classificação de risco, cuidados, alergias, movimentação dos pacientes no hospital, isolamento, bloqueio de leitos, solicitação de exames, aviso de preparo, controle de limpeza de leitos, aprazamento dos medicamentos, censo diário e a SAE eletrônica.

Destaca-se a transmissão de Áudio e Vídeo para eventos e treinamentos ao vivo para todas as Instituições Afiliadas, difundido conhecimento e maximizando nossos recursos.

Aprimoramento

Educação Continuada – Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia

Oportuniza o desenvolvimento dos profissionais por meio de capacitações e treinamentos a fim de proporcionar aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. A Educação Continuada do HMMU assegura o Modelo Assistencial de Enfermagem das Unidades Afiliadas e enfatiza a prática baseada na segurança dos pacientes através de uma abordagem multiprofissional. Destacam-se algumas atividades: Semana do Cuidado Seguro, Projeto “ÚLCERA POR PRESSÃO ZERO”, Campanha “Higienize suas mãos e SALVE VIDAS”.

Idealizado com intuito de sensibilizar profissionais, pacientes e comunidade para os riscos envolvidos na prestação de assistência à saúde e as ações que reduzem a frequência e a gravidade dos eventos e danos na instituição.

São utilizadas abordagens interativas e lúdicas, para estímulo a discussão e reflexão sobre temas previamente selecionados e relacionados à segurança assistencial, do profissional e do meio ambiente.

Esse ano concretiza-se a 4ª semana do Cuidado Seguro entre os dias 28/06 a 01/07, com os temas:

1)Cirurgia Segura;

2)Identificação Segura;

3)Higienização das mãos e infecções hospitalares;

4)Exposição a materiais perfurocortantes;

5)Uso de adornos por profissionais da área da saúde;

Hábitos saudáveis de vida

higienização das mãos é o método mais eficiente e eficaz do   controle das infecções hospitalares devendo ser realizada em 5 momentos preconizados pela ANVISA:

1)Antes do contato com o paciente;

2)Antes da realização dos procedimentos;

3)Após risco de exposição a fluídos corporais;

4)Após o contato com o paciente;

5)Após contato com as áreas próximas ao leito o paciente.

A falta de adesão a esta prática pode contribuir para o aumento da disseminação dos microrganismos dentro do ambiente hospitalar e, consequentemente, o aumento das infecções hospitalares. Desta forma no dia 05 de Maio de 2015 foi realizado no HMMU a 2ª campanha de higienização das mãos com o objetivo de conscientizar a equipe multiprofissional sobre a importância da temática.

O incentivo surgiu da necessidade de reduzir a incidência de lesões de pele nos pacientes e a partir do apoio à Campanha do COFEN “Pequenas atitudes podem salvar vidas”.

Para tal, realizou-se um conjunto de ações educativas com enfoque preventivo e na busca pelo curativo ideal para cada lesão.

Foi realizado a capacitação da equipe e reestruturado a comissão de curativos.

Atualmente realiza-se auditorias semanais, são notificado as lesões prévias e adquiridas e todas são avaliadas na ocasião da alta dos pacientes.