UTI

UTI

A Unidade de Terapia Intensiva é um local do hospital destinado a atender pacientes em estado crítico e que merecem atenção e cuidados especiais por parte dos médicos, enfermagem e demais profissionais, como fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, entre outros.

Ter o familiar ou amigo internado na UTI sempre causa grande ansiedade, medo e insegurança.

Mas a UTI é uma unidade muito importante para o tratamento do paciente. Então, coragem. Prepare-se para visitar o seu familiar ou amigo e transmitir-lhe o que somente familiares e/ou amigos podem oferecer neste momento: a presença, o sorriso, um olhar carinhoso e esperançoso, enfim, algo que só você pode compartilhar com a pessoa amada e que, neste momento, necessita de cuidados intensivos hospitalares.

Muitas vezes o seu ente querido não poderá responder às suas palavras ou gestos, pois poderá estar inconsciente ou sob efeito de medicações, mas seguramente sentirá a sua presença. É importante que você entenda que ele poderá estar usando vários equipamentos e dispositivos para mantê-lo vivo: respiração artificial, sondas para alimentação, medicamentos, cateteres, entre outros. Todos eles são de vital importância naquele momento e não poderão ser retirados.

Familiarize-se com o ambiente: entre, olhe por um minuto a unidade antes de se aproximar do paciente. Após o primeiro contato visual com a unidade, aproxime-se do seu familiar, com calma.

Os equipamentos podem disparar um alarme sonoro (em caso de algum problema). Não toque em nenhum deles. Em caso de dúvida, chame a enfermagem.

Dependendo da gravidade e do estado do paciente, o tempo de permanência na UTI poderá ser longo (dias, semanas e até meses). Isto trará ansiedade aos familiares e ao próprio paciente.

Tenha em mente que os pacientes que estão na UTI têm o seu estado de saúde bastante instável, o que pode significar que, em questão de minutos, eles poderão melhorar, assim como também ter uma piora importante.

O médico da UTI, assim como o corpo de enfermagem, transmitirá a você, através do boletim medico informações sobre o estado de saúde, a gravidade, e o tratamento planejado.

Acredite. Naquele momento, o seu familiar está no local (UTI) mais adequado e seguro para o seu cuidado.

O Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro possui 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, sendo 10 leitos de UTI Neonatal e 40 leitos de UTI Adulto.

 

Visita 

 

UTI Neonatal: 11h00 às 11h30 e 17h30 às 18h00, é permitida a entrada de 02 (dois) visitantes por horário.

UTI Adulto: 11h00 às 12h00 e 17h00 às 18h00, é permitida a entrada de 02 (dois) visitantes por horário.

Importante: Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita