ENDOSCOPIAS
COLONOSCOPIA
O que é?
A colonoscopia é um procedimento médico utilizado para examinar o interior do intestino grosso (cólon) e parte do intestino delgado (íleo terminal). É um exame importante para diagnosticar e monitorar condições como câncer colorretal, pólipos, colite ulcerativa, doença de Crohn e outros distúrbios gastrointestinais.
Durante o exame, podem ser removidos pólipos ou outras lesões que, eventualmente, sejam encontrados.
Como é feito o exame?
Durante o exame de colonoscopia, o paciente é sedado para garantir conforto e relaxamento. Um colonoscópio, um tubo flexível com uma pequena câmera na ponta, é inserido através do ânus e avança pelo cólon. O médico examina cuidadosamente as paredes do cólon em busca de qualquer anormalidade, como pólipos ou áreas de inflamação. Se forem encontrados pólipos, eles podem ser removidos durante o procedimento. Em alguns casos, biópsias também podem ser realizadas para análise laboratorial.
COLANGIOPANCREATOGRAFIA RETRÓGRADA ENDOSCÓPICA (CPRE)
O que é a CPRE?
A Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) é um procedimento médico utilizado para diagnosticar e tratar doenças do sistema biliar e do pâncreas. É especialmente útil para identificar obstruções, pedras na vesícula biliar ou nos ductos biliares, tumores, pancreatite e outras condições relacionadas.
Como é feito o exame?
Durante o exame de CPRE, o paciente é sedado para garantir conforto e relaxamento. Um videoduodenoscópio flexível é inserido pela boca do paciente e avança pelo esôfago até o duodeno (parte inicial do intestino delgado). Em seguida, um cateter especial é avançado através do endoscópio até o ducto biliar ou pancreático.
Uma vez que o cateter está posicionado nos ductos, um contraste é injetado para tornar os ductos visíveis em imagens de raios-X. Isso permite que o médico identifique quaisquer obstruções, pedras ou outras anormalidades nos ductos biliares ou pancreáticos.
Em alguns casos, procedimentos terapêuticos, como a remoção de pedras ou a colocação de prótese para aliviar obstruções, podem ser realizados durante a CPRE.
As gestantes podem realizar CPRE?
A CPRE utiliza radiação ionizante, por isso apresenta restrições para gestantes. No caso de gravidez ou suspeita de gravidez, o médico deve ser informado.
ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
O que é?
A endoscopia digestiva alta (EDA) também chamada de gastroenteroscopia ou endoscopia, é um método diagnóstico que permite examinar o esôfago, o estômago e o duodeno.
Este procedimento é realizado utilizando um instrumento flexível chamado endoscópio, que possui uma câmera na ponta.
Como é feito o exame?
Durante o exame de endoscopia, o paciente é sedado para garantir conforto e relaxamento. O endoscópio é inserido suavemente pela boca do paciente e avança através do esôfago até o estômago e o duodeno. À medida que o endoscópio avança, a câmera na ponta transmite imagens em tempo real para um monitor, permitindo que o médico visualize as paredes do trato gastrointestinal e identifique qualquer anormalidade. Durante o procedimento, o médico pode realizar biópsias ou realizar tratamentos para condições específicas, se necessário.