Humanização
Humanizar é o ato de tornar humano e deve ser entendido em saúde como a valorização do respeito à vida e das condições humanas, considerando os aspectos individuais e particulares de cada pessoa, como a história de vida deste indivíduo, os seus medos, suas angústias, sonhos, anseios.
Partindo deste princípio, no HMMDOLC são desenvolvidos projetos de humanização, oferecendo aos pacientes novas perspectivas para o tratamento médico, amenizando o sofrimento que o processo de internação gera.
PROJETOS DE HUMANIZAÇÃO
Entre os projetos desenvolvidos, destacamos:
Ambiência
Ambiência na Saúde refere-se ao tratamento dado ao espaço físico, entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana.
A estrutura do HMMDOLC valoriza a ambiência, com organização de espaços saudáveis e acolhedores a seus pacientes, acompanhantes e colaboradores.
Educação Multiprofissional Permanente (EMP)
O HMMDOLC possui equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros, que atuam em grupo para a capacitação da equipe assistencial.
Visita Ampliada
O objetivo é ampliar o acesso dos visitantes às unidades de internação, para garantir o elo entre pacientes e familiares, permitindo aos familiares acompanhar o paciente durante toda a permanência no ambiente hospitalar gerando segurança, confiança e eficácia no tratamento, contribuindo para sua reabilitação.
No HMMDOLC, Clínica Médica e Clínica Cirúrgica são contempladas com a visita ampliada das 10 às 20 horas, sendo uma pessoa por vez durante o período.
Espaço Ecumênico
O HMMDOLC dispõe de dois espaços ecumênicos para utilização dos pacientes, acompanhantes e colaboradores, um situado na área da Recepção das UTIs e o outro na área do corredor externo de acesso às Recepções do Ambulatório, Imagenologia, Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico.
Visita Estendida
O objetivo é estender o acesso dos familiares para os pacientes internados nos leitos de UTI que permanecem junto com seus familiares no horário das 14h às 20h, garantindo bem-estar, segurança, confiança e amparo emocional, o que contribui para seu restabelecimento.
Anjos da Alegria
O grupo “Anjos da Alegria” foi formado em março de 2000 e, desde então, atuam em eventos e locais onde são solicitados. Começou a atuar no HMMDOLC em janeiro de 2011, assim que se iniciaram as atividades assistenciais no hospital. O lema é “a alegria contaminando a todos como um vírus, mas sem contra indicações”, promovem momentos cênicos de grande alegria, percorrendo os locais cantando e “consultando” os presentes no local, transformando todo o ambiente em um novo espaço coberto de gargalhadas e sorrisos. A equipe é formada por profissionais da área do teatro, da música e da psicologia, tendo como público os colaboradores, pacientes e acompanhantes.
Grupo Prohumanos
O Prohumanos existe desde 2007, sendo registrado como ONG em 2009. O foco e objetivo deles é promover no ambiente hospitalar ações que levem os pacientes a enxergarem a vida de uma nova forma.