Métodos gráficos
São exames complementares solicitados para avaliar os pacientes assintomáticos com fatores de risco para doenças cardiovasculares. O diagnóstico é parte fundamental para o sucesso de qualquer tratamento e/ou intervenção médica.
Por isso, o Hospital disponibiliza os exames abaixo:
ECOCARDIOGRAMA
O que é?
É um método auxiliar de diagnóstico utilizado no estudo do coração, com o intuito de detectar as anomalias morfológicas e funcionais de suas estruturas – câmaras cardíacas (aurículas e ventrículos), válvulas e grandes vasos sanguíneos (artéria pulmonar e aorta), permitindo também medir o fluxo de sangue nas válvulas e nos grandes vasos do coração. Trata-se de um ultrassom do coração, permitindo, assim, a geração de imagens.
Como é feito o exame?
No ecocardiograma, o médico manipula o transdutor na parede torácica do paciente, procurando direcionar os feixes de ultrassom para a região do coração que deseja estudar.
ELETROENCEFALOGRAMA
O que é?
O eletroencefalograma, também conhecido como EEG, é um exame médico que registra a atividade elétrica do cérebro. Ele é frequentemente utilizado para diagnosticar distúrbios neurológicos, como epilepsia, distúrbios do sono, lesões cerebrais, entre outros.
Como é feito o exame?
Durante o exame de eletroencefalograma, pequenos eletrodos são colocados no couro cabeludo do paciente, geralmente com uma pasta condutora para garantir uma boa condução dos sinais elétricos. Esses eletrodos registram a atividade elétrica gerada pelas células neurológicas do cérebro em repouso e em atividade.
É necessário que o paciente permaneça quieto e relaxado durante o exame, enquanto o registro da atividade elétrica do cérebro é feito. Se necessário, o paciente pode ser submetido durante o exame a estímulos visuais, sonoros ou táteis para provocar respostas específicas no cérebro.