Perguntas Frequentes
Para viabilizar e agilizar o processo de internação, o paciente ou seu responsável deverá apresentar obrigatoriamente os seguintes documentos:
- Documento de identificação oficial com foto do paciente e/ou responsável legal;
- Certidão de nascimento para pacientes menores de 18 anos, acompanhada de documento de identificação com foto do responsável legal;
- Para internação na Maternidade, apresentar o cartão pré-natal e os exames de sangue realizados durante a gestação;
- Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS).
O acompanhante poderá trazer ao paciente itens de uso pessoal, que deverão ser entregues exclusivamente durante o horário de visitas.
O uso de aparelhos eletrônicos, como televisores portáteis e rádios, depende de autorização prévia da equipe assistencial e da portaria. A utilização desses dispositivos está restrita às tomadas localizadas nas paredes do quarto.
É expressamente proibido utilizar as tomadas do painel de gases medicinais, situadas acima da cabeceira do leito, para qualquer tipo de equipamento.
Por se tratar de ambiente hospitalar, solicita-se que aparelhos sonoros ou televisores sejam utilizados em volume baixo, de forma a não causar desconforto aos demais usuários.
Toda a alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas que estão preparados a conduzir, orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta prescrita, durante o período de internação e no momento da alta hospitalar.
Todas as refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente e promover melhora da saúde, observando, sempre que possível, suas preferências alimentares. Consulte o nutricionista clínico se houver necessidade de alterar algum alimento e/ou preparação da dieta prescrita.
Os acompanhantes dos pacientes podem trazer alimentos aos pacientes após o nutricionista clínico ser consultado previamente para avaliar os alimentos permitidos dentro da dieta prescrita ao paciente, bem como preencher o formulário para autorização da entrada de alimentos de fora do Hospital que deverá ser apresentado na portaria.
Caso haja dúvidas em relação à alimentação e/ou à restrição de alimentos, informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista clínico para realizar os esclarecimentos e alinhamentos necessários.
IMPORTANTE: Sempre informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas clínicos) se for alérgico a algum tipo de alimento e/ou preparação.
Em caso de dúvidas quanto à continuidade do uso de medicamentos no momento da internação ou da alta hospitalar, solicitamos que acione o enfermeiro para que um farmacêutico possa ser chamado para esclarecimentos.
IMPORTANTE: Sempre informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) sobre o uso contínuo de medicamentos e sobre qualquer alergia a medicamentos.
Compareça no horário de visita da manhã para receber o boletim médico e, se necessário, procure o enfermeiro ou médico responsável pela unidade de internação para obter atendimento ou informações.
No ato da internação, o responsável receberá o Manual do Paciente e um panfleto com as informações sobre o horário de visitas, que deverá ser rigorosamente respeitado. Após o término do horário, não será permitida a presença de visitantes nos quartos.
Horário de Visitas
- Estabilização: Visitas permitidas somente em casos necessários, pois é o local de admissão do paciente.
- Enfermarias (Clínica Médica e Clínica Cirúrgica): Das 10h00 às 19h00, sendo permitida a presença de uma pessoa por vez durante o período.
- UTI Adulto: Das 11h00 às 12h00 e das 17h00 às 18h00, com até duas pessoas durante o período.
- UTI Neonatal: Das 11h00 às 11h30 e das 17h30 às 18h00, com até duas pessoas, sendo uma por vez durante o período.
Observação: Pai acompanhante na Maternidade das 09h00 às 21h00. - Maternidade: Das 10h00 às 19h00, sendo permitida uma visita por vez durante o período.
Observação: Pai acompanhante das 09h00 às 21h00 e mãe participante em qualquer horário.
É permitida a visitação de maiores de 12 anos, desde que comprovem a idade por meio de documento de identidade e estejam acompanhados por um visitante maior de idade.
Informações médicas sobre pacientes internados serão fornecidas somente durante o horário de visita, diretamente na unidade.
Horário para Troca de Acompanhantes
- Clínica Médica: Permitidas até duas trocas de acompanhante por dia, entre 08h00 e 20h00.
- Maternidade: Das 08h00 às 20h00.
Não será permitida a entrada de visitantes fora dos horários estabelecidos pela Direção do Hospital.
Importante: O horário de visita poderá ser alterado conforme necessidade da unidade.
Sim. Durante sua permanência na instituição, solicitamos atenção aos seguintes cuidados essenciais:
- Atenção à higiene das mãos, que deve ser realizada com frequência, utilizando água e sabão ou álcool 70%, conforme orientações da equipe de controle de infecção hospitalar.
- Cumprimento das orientações de biossegurança, especialmente em unidades de internação com precauções específicas.
- Respeito aos protocolos institucionais de visita, permanência e circulação dentro do hospital.
- Comunicação imediata de qualquer intercorrência ou alteração no estado de saúde do paciente à equipe assistencial.
Colaboração com as medidas de prevenção e controle de infecções, inclusive em relação ao uso correto de equipamentos autorizados e descarte de resíduos.
Não. O atendimento a pacientes do SUS é totalmente gratuito. Nenhum valor deve ser cobrado, em nenhuma etapa do atendimento, desde a internação até a alta hospitalar. O paciente será liberado apenas com a alta autorizada por seu médico responsável.
ATENÇÃO: O hospital não realiza solicitações e/ou ligações telefônicas para qualquer tipo de pagamento relacionado a pacientes internados, exames ou procedimentos.
Em caso de abordagens suspeitas, orientamos que não forneça dados pessoais e entre em contato imediatamente com a equipe da Recepção, Portaria ou Ouvidoria.
Não. Por motivos de privacidade, segurança e respeito aos direitos dos pacientes e profissionais, é proibido filmar ou fotografar:
- Outros pacientes, mesmo que estejam no mesmo quarto ou enfermaria;
- Profissionais de saúde, sem autorização;
- Ambientes internos do hospital, como quartos, corredores, salas e UTI.
Caso tenha dúvidas, procure a equipe ou a Diretoria.
O Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, coloca à sua disposição o serviço de Ouvidoria, que tem como principal objetivo receber elogios, solicitações, sugestões e críticas, dentro de uma estratégia que visa a valorização do usuário.
O atendimento da Ouvidoria é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda a sexta-feira das 08h às 17h.
Formas de contato:
- Caixas de sugestões: Localizadas nos setores de Internação, Ambulatório, U.C.A., Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico e Imagenologia.
- Presencialmente: Na Ouvidoria, localizada na Recepção Principal do Hospital (Átrio).
- E-mail: ouvidoria@hmmdolc.spdm.org.br.
- Telefone: (34) 3253-5678.
É importante que você saiba:
Consentimento informado: O que é?
É um documento assinado pelo paciente ou responsável antes da internação, com o consentimento para o procedimento que será realizado. As informações transmitidas ao paciente devem ser prestadas de forma clara e precisa, e os profissionais devem se certificar de que foram compreendidas pelo paciente e/ou responsável legal. Após a explicação, o paciente e/ou responsável deverá ter a oportunidade de fazer perguntas, sendo elas respondidas de forma clara.
Situação de urgência
No caso de situação de urgência, em que existe impossibilidade de o paciente consentir sobre o procedimento é imprescindível que um familiar/responsável seja localizado para sua obtenção. Havendo a restrição de tempo para a tomada da decisão, o médico executor deverá registrar essa condição no prontuário do paciente no impresso de consentimento institucional
Transferência para outro hospital
A transferência para outra unidade hospitalar se faz necessário quando não houver recursos o suficiente para tratamento necessário ao paciente. Estes recursos podem ser de ordem estrutural e/ou profissional.
A transferência para unidade particular pode ser realizada através de solicitação de familiar ou responsável legal, desde que, o paciente esteja em condições de transporte. É necessário que o familiar ou responsável legal informe qual o destino e o contato médico, estando de acordo com a transferência, a unidade particular fica autorizada a encaminhar a ambulância simples ou UTI para devida remoção.
Observação: O custo do transporte em ambulância é de responsabilidade do familiar e/ou convênio da família.
Política de silêncio
- Para garantir o bem-estar e a recuperação dos pacientes, pedimos que todos mantenham um tom de voz baixo nos quartos e corredores.
- O uso de celulares deve ser evitado nesses ambientes, especialmente em áreas compartilhadas, a fim de preservar o descanso e o conforto de todos.
Conservação do Patrimônio Público
O Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro é um hospital público. Sendo patrimônio público pertence a todos – a todo o povo – a todos cabe por ele zelar, preservando-o e defendedo-o. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar lesão ou danos ao patrimônio.
– Atendimento gratuito 100% SUS