Perguntas Frequentes
Para facilitar e efetivar internação, o paciente ou responsável pelo paciente deverá apresentar os seguintes documentos:
– Documento de identificação do paciente/ responsável;
– Pacientes menores de 18 anos podem ser identificados pela Certidão de Nascimento, devendo estar acompanhados pelo responsável legal, mediante apresentação de documento com foto;
– Cartão pré-natal e exames de sangue realizados durante a gestação, para internação na Maternidade;
– Cartão SUS.
- O acompanhante poderá trazer para o paciente pertences de uso pessoal, que deverão ser entregues no horário da visita;
- Aparelhos eletrônicos precisam de autorização específica da equipe de assistência e portaria e só poderão ser ligados nas tomadas localizadas nas paredes do quarto.
- Não é permitido usar as tomadas elétricas do painel de gases medicinais, localizadas acima da cabeceira do leito nem para equipamentos carregadores de celulares;
Lembre-se: você está em um hospital, os aparelhos de som e TV devem ser ligados em um volume que não incomode outros pacientes.
A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar.
As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares.
Consulte o nutricionista se houver necessidade de alterar algum alimento da dieta prescrita, assim como trazer alimentos de fora do hospital.
Caso haja dúvida em relação à alimentação ou restrição a alimentos informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.
Caso haja dúvida da continuidade do uso de medicação no momento da internação ou alta hospitalar, solicite ao enfermeiro a presença de um farmacêutico.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) se faz uso contínuo e/ou se é alérgico a algum tipo de medicamento.
Comparecer no horário de visita e procurar enfermeiro ou médico da unidade de internação.
No ato da internação do paciente o responsável receberá o manual do paciente e panfleto contendo as informações sobre o horário das visitas, que deve ser respeitado. Após o término do horário não será permitida a presença de visitantes nos quartos.
Horário de visitas:
ESTABILIZAÇÃO: Somente se necessário, pois consiste no local de admissão do paciente.
ENFERMARIAS (Clínica Médica e Clínica Cirúrgica): 10h00 às 19h00, sendo uma pessoa por vez durante o período.
UTI ADULTO: 11h00 às 12h00 e das 1700 às 18h00, duas pessoas durante o período.
UTI NEONATAL: 11h00 às 11h30 e 17h00 às 17h30, duas pessoas, sendo uma por vez durante o período. Obs.: Pai acompanhante na Maternidade das 09h00 às 21h00.
MATERNIDADE: das 10h00 às 19h00, sendo uma visita por vez durante o período. Obs.: Pai acompanhante das 09h00 às 21h00 e Mãe participante qualquer horário.
É permitida a visita de maiores de 12 anos, desde que comprovem a idade por intermédio de documento de identidade e estar acompanhado de um VISITANTE MAIOR de idade.
Informações médicas de pacientes internados serão fornecidas no horário da visita, na própria unidade.
Horário para troca de acompanhantes:
– Clínica Médica: Permitido duas trocas de acompanhante por dia, entre 08h e 20h.
– Maternidade: Das 08h00min às 20h00min.
Não será permitida a entrada de visitantes fora dos horários estabelecidos pela Direção do Hospital.
IMPORTANTE: O HORÁRIO DE VISITA PODERÁ SER ALTERADO, DE ACORDO COM A NECESSIDADE DA UNIDADE.
A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.
Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.
Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o hospital, quando autorizado por alta de seu médico responsável.
O HOSPITAL MUNICIPAL NÃO SOLICITA AOS PACIENTES E FAMILIARES DOAÇÕES, VALOR EM DINHEIRO OU TRANSFERÊNCIAS VIA PIX. SE RECEBER ALGUMA LIGAÇÃO OU MENSAGEM SOLICITANDO DINHEIRO, ENTRE EM CONTATO IMEDIATAMENTE CONOSCO.
E proibida a filmagem e/ou fotografia DE PACIENTE em ambiente hospitalar, tanto por profissional medico, para medico ou qualquer outra pessoa sem autorização expressa do paciente e/ou responsável .
E proibido filmar e/ou fotografar as dependencias do hospital.
Se tiver duvidas , entre em contato com a Diretoria
O Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.) um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.
Formas de Contato:
– Caixas de Sugestões, localizadas nas recepções e nos corredores das enfermarias;
– Pessoalmente, no S.A.U. localizado na Recepção Principal/Átrio do hospital;
– Email: sau@hmmdolc.spdm.org.br;
– Telefone: (34) 3253-5678
É importante que você saiba:
Consentimento informado: O que é?
É um documento assinado pelo paciente ou responsável antes da internação, com o consentimento para o procedimento que será realizado. As informações transmitidas ao paciente devem ser prestadas de forma clara e precisa, e os profissionais devem se certificar de que foram compreendidas pelo paciente e/ou responsável legal. Após a explicação, o paciente e/ou responsável deverá ter a oportunidade de fazer perguntas, sendo elas respondidas de forma clara.
Situação de urgência
No caso de situação de urgência, em que existe impossibilidade de o paciente consentir sobre o procedimento é imprescindível que um familiar/responsável seja localizado para sua obtenção. Havendo a restrição de tempo para a tomada da decisão, o médico executor deverá registrar essa condição no prontuário do paciente no impresso de consentimento institucional
Transferência para outro hospital
A Transferência poderá acontecer quando o Hospital não possuir o serviço necessário para a assistência ao paciente. A transferência poderá ser solicitada pelo paciente ou familiar com a autorização do medico.
Política de silêncio
E importante que pacientes , acompanhantes e visitantes mantenham um tom de voz mais baixo que o usual para não Incomodar outros pacientes. O uso de celular deve ser evitado nos quartos e corredores.
Conservação do Patrimônio Público
O Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro é um hospital público. Sendo patrimônio público pertence a todos – a todo o povo – a todos cabe por ele zelar, preservando-o e defendedo-o. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar lesão ou danos ao patrimônio.
– Atendimento gratuito 100% SUS